quarta-feira, 28 de maio de 2008

47- Opções sobre futuros

47- Opções sobre futuros

Muitas vezes, o objeto das opções são contratos futuros ou seja, negocia-se o direito de compra ou vender um contrato futuro quando um titular exerce seu direito, ganha uma posição no mercado futuro.
Por exemplo: para um agricultor pode ser muito bom comprar uma opção de venda sobre o contrato futuro de açúcar em setembro e só exerce-la caso lhe seja conveniente, próximo da colheita( em maio) . esse cafeicultor ganharia uma posição vendida no contrato futuro e poderia até entregar o produto na bolsa caso lhe interessasse.
Dois argumentos são usualmente apresentados para a emergência de opções sobre futuro, ao invés de opções sobre as commodities físicas.
1.Opções negociadas sobre contratos futuros estão sujeitas a menores restrições de liquidez no seu exercício. Enquanto o mercado à vista de uma commodity é limitado. A oferta disponível para entrega contra a opção de um contrato futuro é muito maior podendo ser expandida quase ilimitadamente. Portanto, problemas potenciais de liquidez são muito menos severos quando as opções são negociadas sobre futuros.
2.Os requisitos de capital para se tomar uma posição no mercado futuro são muito menores do que quando se toma uma posição no mercado físico da commodity que, nesse ultimo caso, significa pagar a vista o seu valor total.