terça-feira, 27 de maio de 2008

26 – LAYTIME

26 – LAYTIME

Um dos fatores importantes para um produtor ou trading que pretende exportar o açúcar é o Laytime- Que é o tempo que se tem para carregar o produto no navio.
Aprofundaremos o estudo de Laytime na ótica de uma Trading para uma maior didática, uma vez que ela é que faz o papel da logística de distribuição. Tendo uma visão geral dos ganhos e perdas de Loading Rates, etc. Faremos uma análise baseada na prática durante meu estágio em Comérco Exterior na Fluxo no Primeiro Semestre de 2007.

TEMPO É DINHEIRO




n “Laytime é o cálculo do tempo acordado entre duas partes para que seja performada a operação de carregamento/descarga sem pagamento adicional.” – John Schofield
Em outras palavras, o cálculo de laytime dirá quanto tempo temos para carregar um navio, e quanto ganharemos de “bônus” se utilizarmos menos tempo, ou quanto pagaremos de “multa” se passarmos o limite de tempo.

As variáveis
n Quantidade de Carga (Q)
n Loading Rate (LR)
n Laytime – dias (T)
n T=Q/LR à x dias
n Exemplo (granel): Q=30.000TM ; LR=6.000 TM/pwwD( per weather working day ).
• T = 30.000TM/(6.000 TM/”D”) = 5 Dias = 120 horas




Conceituação Básica

n DESPATCH/DISPATCH
É o “Bônus”($) pago pelo owner se o navio completa seu carregamento/descarregamento antes do laytime expirar.
n DEMURRAGE
É A “Multa”($) paga ao owner pelo atraso, causado pela contraparte, de completar o carregamento/descarregamento, depois que o laytime expira.

Quantificando o Bônus e a Multa

n Para chegar em um valor em dinheiro multiplica-se os dias salvos/extras por uma taxa chamada Demurrage/Despatch Rate.
Seguindo nosso exemplo: Dado Dem/Des Rate: 20.000/10.000 USD/Dia.
Suponha que tenhamos utilizado 7 dias no carregamento. Laytime permitido 5 dias.
Dem = (5-7)*20.000 USD = (USD 40.000) Due to Owner L
Suponha que tenhamos utilizado 3 dias no carregamento. Laytime permitido 5 dias.
Des = (5-3)*10.000 USD = USD 20.000 Due to FLUXO J

Porque é importante?
n É importante pois quem planeja uma estratégia para laytime obtém LUCRO.
Estratégia Contratual para Loading Rates com cada parte.

LUCRO/PREJUÍZO

n Nem sempre carregar um navio em menos tempo( dispatch ) dá lucro, e nem sempre carregar um navio em mais tempo ( demurrage ) dá prejúizo. O L/P por navio é dado pelos diferenciais de Loading Rate.




ESTRATÉGIA DA TRADING
n Área comercial faz um contrato de venda de 30.000 TM para um comprador A , com LR: 6.000TM/pwwd.
n Área comercial faz um contrato de compra de 30.000 TM com um vendedor B , com LR 8.000/pwwd.
O tempo que teremos para carregar o navio para A será de 30.000/6.000 = 5 dias
O tempo que nosso vendedor B terá para carregar o navio será de 30.000/8.000 = 3dias 18 horas

O NAVIO É NOMEADO...

n A dem/des rate será dada pela Charter Party do navio: 40.000/20.000 USD/D
n O navio é carregado em 4 dias.
Do comprador A teremos:
Des: (5-4)*20.000 = 20.000 Due to Fluxo J
Do vendedor B teremos:
Dem: (3,75-4)*40.000 = (10.000) Due to Fluxo J
GANHA-SE NAS DUAS PONTAS! LUCRO DE USD30.000

n PER WEATHER WORKING DAY: significa são dias de trabalho excluindo qualquer período em que condições atmosféricas impeçam o carregamento, ou teriam impedido se o trabalho tivesse começado.

PRE- NOTICE

n Já sabemos quando termina o tempo de laytime começando em uma determinada data, porém existem regras para o início de contagem do laytime.
n Quando um navio é nomeado, é contado um tempo de pre-notice acordado contratualmente para que seja contado o início do laytime


n Porém, se a nomeação chega muito tempo antes da chegada do navio (NOR), não teria lógica começar o tempo de carregamento sem o navio, nesses casos, quando o navio chega depois do pre-notice, o laytime começa a contar no péríodo útil subsequente a NOR.
Além destas duas regras, existem os Laydays: período de tempo que o navio compromete-se a apresentar no ponto combinado entre as partes. No caso de chegar antes do período combinado, o cálculo do tempo do Laytime não começará até que chegue o dia do início do laydays. E se chegar depois, poderá ser cancelado à canceling laydays

Início de Laytime

O navio dá notícia de prontidão

n NOR 06/09 10h00 2Feira
Nomeação: 01/09 +7dias = laytime começará dia 08/09 ás 8h00.
n NOR 13/09 12h30 2Feira
Laytime começará no período útil subsequente a NOR à 14/09 8h00

Onde encontrar informações importantes?

n Contrato Comercial
n Charter Party ( C/P ) – Contrato de Afretamento do Navio
n NORMAS BOLSAS: #11, #14 NYBOT; #5 LIFFE

NY#11 – Laytime

n 11.08 (2) ii –NOR - WIPON WIBON WCCON WIFBON
Notice of readiness poderá ser dada com essas condições que significam:
Whether in port or not
Whether in berth or not
Whether custom cleared or not
Whether in free pratique or not
n Uma vez que a NOR se efetive, o navio deverá ser ancorado e o entregador iniciará o carregamento. O tempo que o navio fica na fila do berço será por conta do entregador( ou seja o tempo não é descontado do laytime)
n 11.08 (2) IV – Loading Rate será de 4.000LT = 4064MT
Navio deverá ter no mínimo 4 escotilhas e 4 porões( 4hatches/holds), se tiver menos de 4, o tempo deverá ser contado proporcionalmente por número de porões.