quarta-feira, 28 de maio de 2008

37-Funções dos Mercados Futuros

37-Funções dos Mercados Futuros

Os mercados futuros são muito versáteis e convenientes aos participantes que negociam contratos futuros de commodities e instrumentos financeiros. As duas principais vantagens são o “hedging” e a “descoberta de preços”.

àA função básica dos mercados futuros é permitir que todos os que tenham um interesse comercial por um ativo financeiro ou uma commodity possam se prevenir de variações de preços adversar que possam ocorrer no futuro.
No linguajar do mercado, denomina-se hedging o ato de defender-se contra variações contrárias nos preços, visando administrar os riscos inerentes à sua atividade, e hedge como sendo defesa em si.
Assim, tanto um produtor de café que está com receio de que o preço caia na colheita, como uma empresa que assuma um contrato de importação de equipametos e está preocupada que o valor do dólar se eleve até o momento de efetivar o contrato, são hedgers potenciais.
àA transparência na determinação dos preços das commodities e ativos financeiros negociados a futuro pelas forças de oferta e demanda outorga confiabilidade as cotações disseminadas para o resto da sociedade.
Dessa maneira, o preço futuro de uma commodity ou instrumento financeiro, estabelecido na bolsa em determinado dia reflete o consenso dos agentes de mercado naquele dia sobre o valor desses ativos em um ponto futuro do tempo. A este processo, dá-se o nome de DESCOBERTA DE PREÇOS.
De posse da expectativa de preços para uma determinada data futura, os agentes de mercado podem realizar, de modo mais eficaz, o planejamento estratégico de suas atividades, orientando suas decisões com base em preços que serão praticados em um momento futuro.