quarta-feira, 28 de maio de 2008

43-Sistema de Salvaguarda de bolsas

43-Sistema de Salvaguarda de bolsas
A câmara de compensação, clearing house, assume a posição de contraparte em todos os negócios e garante seu cumprimento. Para tal, protege a sua posição exigindo garantias por parte de seus membros. Dentre os procedimentos que a clearing pode adotar, geralmente destacam-se os seguintes:
Liquidação Diária de perdas e ganhos: A clearing apura os ajustes diários, que são pagos ou adquiridos pelos clientes, conforme a movimentação de preços tenha sido respectivamente, desfavorável ou favorável para as posições em aberto.
Margens iniciais: Sempre que um cliente abre uma posição, ou então aumenta uma posição já existente no mercado de futuros, deve depositar e manter fundos conhecidos por margens. Essas margens são depositadas pelos membros de compensação junto a clearing.
Limites de posições: Objetiva estabelecer quotas máximas para cada participante a fim de controlar a concentração de mercado. Existem muitas críticas ao estabelecimento dos limites de posição, pois são de difícil fiscalização e podem comprometer a formação dos preços.
Garantias permanentes: São garantias prestadas pelos clientes e diretamente constituidos pela camara de compensação; além disso, assumem varias formas, dependendo da bolsa e da organização da clearing.
Limites de Garantias diárias de preços: Como as margens objetivam garantir a clearing contra o risco do não cumprimento que possa ocorrer entre o momento em que o descumprimento é detectado e aquele em que a situação é resolvida é um passo cautelar relacionar estas margens com uma variação máxima de preços que possa ocorrer entre esses dois momentos.
Circuit Broker: Objetiva impor limites de oscilações de preços afim de atenuar a volatilidade do mercado.
Limites Operacionais: São os limites diários de abertura de posições que são determinados em função de garantias permanentes depositadas pela capacidade financeira de seus membros.
Disclosure de posições: Objetiva divulgar a concentração de posições geralmente para os comitentes individuais, ou associados a algum grupo, que transacionam acima de certo limite.
Ajustes Diários: O preço de ajuste, em geral, é determinado no chamado call de fechamento do pregão, que ocorre após o encerramento do horário normal de negociação do contrato em pregão, sendo estabelecido pela cotação do último negócio ou pela melhor oferta prevalecente ao encerramento do call.
Call de Fechamento: representa alternativa de definir o preço de ajuste com base no último preço praticado no mercado. A concentração de operações no call facilita a obtenção de preço representativo e visivel ao mercado. Além do call do fechamento, alguns mercados realizam outros calls, na abertura ou no meio da sessão.

Considere o caso do mercado de câmbio, no qual os contratos sao de U$50.000 e a cotação é de RS/U$1.0000
Para as posições abertas no mesmo dia, os ajustes diários podem ser apurados de acordo com a seguinte forma.

AD=(Pat-Po)x50xn
AD=Valor do Ajuste Diario
Pat=Preço do ajuste do dia
Po=Preço da operação
N=Número de Contratos
Para as posições abertas no dia anterior, os ajustes podem ser expressos como
AD=(Pat-(Pat-1))x50xn
Sendo AD positivo, o agente comprado em contratos recebe ajuste diário do agente vendido.