quarta-feira, 28 de maio de 2008

35- Mercados A Termo

35- Mercados A Termo

Exemplo de operação a termo: Imagine uma situação de uma usina de açúcar( produtor de açúcar) e de uma empresa de bebidas( comprador de açúcar) no início da safra. O produtor não tem nenhuma garantia do preço que poderá ser praticado ao final da safra, já o comprador, que compra o açúcar do produtor e vende para o consumidor final, também não sabe a que preço poderá negociar o açúcar no final da safra, pois, de uma forma geral, podem acontecer duas situações. A) As condições climáticas favoreceram o cultivo de cana de açúcar e ocorreu superprodução no período. O excesso de oferta levará a uma queda acentuada de preços de venda, reduzindo a margem de lucro do produtor. Pode ser até que o valor das vendas seja até insuficiente para cobrir os custos de produção. Nesse caso, o Produtor poderá preferir destruir o açúcar a colocá-lo no mercado, pois, dessa forma, ele minimizará seus custos com armazenagem e transporte e ao mesmo tempo, poderá conter a pressão da oferta. B) A ocorrência de pragas, geadas ou outras intempéries dificultará o cultivo, provocando a sua escassez. Essa situação também poderia ser causada pela existencia de problemas vinculados a logística da safra ou então por eventos externos que estimulem as exportações em detrimento do abastecimento local. Nesses casos, haverá alta de preços do açúcar e o produtor conseguirá vender sua produção por preço mais elevado do que ele imaginava anteriormente. No exemplo, o vendedor estará correndo o risco de queda acentuada nos preços e o comprador, de uma alta nos preços do café no mercado a vista no final da safra. Afim de eliminar os riscos de variações adversas de preços,a empresa de bebidas e o produtor poderão realizar contratos a termo com as características descritas a seguir. Suponha que ao preço de R$100 para cada saca de 60 kg, o produtor consiga pagar todos seus custos de produção e ainda obter lucratividade razoável dentro de sua atividade. Suponha também que R$100 seja o preço máximo que o comprador ossa pagar para auferir lucro e nao realizar prejuízo em sua atividade. Para ambos, R$100 é um preço de negociação razoável. Logo, o comprador e o produtor, por meio de um contrato a termo, poderão fazer um compromisso de compra e venda, em que o produtos se compromete a vender açúcar de uma determinada qualidade em um local específico a esse preço no final da safra e o comprador se comprimete a comprar esse açúcar por essa quantia e na data pre-determinada. Dessa forma, independente do resultado da safra e dos preços no mercado a vista ambos terão o preço à R$100. Supondo uma safra recorde: No final da safra, estará vigorando o preço de R$90 a saca. O produtor obterá êxito nessa operacao , pois conseguirá vendr sua produção por R$100, um preço superior a R$90. Os custos de produção serão cobertos e a lucratividade estará garantida. O comprador pagará um preço mais alto do que o preço de mercado a vista, mas que ainda lhe convém, pois R$100 é razoável dentro de sua atividade. O inverso também é valido para um preço de R$110 a saca. Tanto para o comprador como para o vendedor, no mercado a termo e nas duas situações, o prejuízo realizado não será encarado como um prejuízo propriamente dito e sim como algo que se deixou de ganhar, como se tivesse sido um prêmio de seguro.