quarta-feira, 28 de maio de 2008

39-Contratos Futuros e Bolsas de Futuros

39-Contratos Futuros e Bolsas de Futuros

A padronização de contratos futuros representa uma evolução histórica na forma de negociação de diversas commodities. Ao promover essa mudança, as Bolsas atendiam necessidades específicas de gestão do risco de preço dos agentes. Os mecanismos de funcionamento dos mercados futuros, por sua vez, reforçavam o papel central das bolsas como centro de negociação.
A Negociação no mercado de futuros é realizada por meio de contratos. Um contrato futuro é um acordo para comprar ou vender uma commodity ou um instrumento financeiro em determinada data no futuro. Tudo no contrato é padronizado, com exceção do preço.
Todos os termos sob os quais o ativo será transferido são estabelecidos pela bolsa antes de começar a negociação. É muito importante que não haja ambiguidades e que todas as cláusulas estejam bem claras para os participantes.
Especificações dos contratos: Os termos de negociação são resumidos nas chamadas especificações dos contratos, que dentre outros, incluem os seguintes itens:
ü Ativo objeto
ü Tamanho do contrato
ü Apregoação ( ex: cts/lb)
ü Vencimento
ü Último dia de negociação
ü Data de Entrega
ü Local de Entrega ou mecanismo de liquidação
Liquidação do Vencimento
As condições de liquidação o vencimento são bem detalhadas estabelecendo que:
É prerrogativa dos vendedores interessados em liquidar seus contratos por entrega no vencimento, encaminhar o aviso de entrega em um período estabelecido pela bolsa.
Os compradores interessados são atendidos conforme a antiguidade da negociação( operações mais antigas tem preferência).
Os participantes, que não desejam realizar a liquidação por entrega, devem encerrar suas obrigações com operações opostas, ou como se diz corriqueiramente, pela “reversão das posições” .