terça-feira, 27 de maio de 2008

9 - ESTRUTURA PRODUTIVA BRASILEIRA

9 - ESTRUTURA PRODUTIVA BRASILEIRA

Origem da atividade
Qualquer que seja a matéria-prima (cana-de-açúcar, beterraba, milho etc.) da qual se extraia açúcar e álcool, o setor sucroalcooleiro do Brasil é dos mais competitivos do mundo. Graças ao elevado teor de fibra, que lhe confere independência em relação à energia externa, a cana-de-açúcar apresenta, em termos energéticos, claras vantagens competitivas na comparação com outras culturas.

A produtividade agroindustrial teve nos últimos anos significativa evolução: na região Centro-Sul, que responde por cerca de 85% da produção brasileira, a média oscila entre 78 e 80 toneladas por hectare, em ciclo de cinco cortes. Em São Paulo, responsável por cerca de 60% da produção nacional, a média está ao redor de 80 a 85 toneladas por hectare, também em cinco anos.

A qualidade da matéria-prima, em São Paulo e no Centro-Sul, medida pela sacarose contida na planta, está entre 14 e 15,5% de POL, o que equivale ao rendimento médio de 140 a 145 kg de açúcares totais por tonelada de cana.

Para o álcool, isso significa rendimento entre 80 e 85 litros por tonelada.

No Brasil, e entre os associados da Unica, a melhoria tecnológica para os próximos cinco anos deverá concentrar-se nos seguintes aspectos: desenvolvimento de novas variedades, cada vez mais adaptadas ao clima, tipo de solo e sistema de corte (manual ou mecanizado), cada vez mais resistentes a pragas e com maior concentração de sacarose; uso de insumos modernos, melhoria do sistema de transporte e mecanização da lavoura; melhores processos de planejamento e controle; melhoria na extração do caldo e diminuição de perdas no processo; menor uso de produtos químicos no processo industrial de fabricação de açúcar e álcool; inovações no processo de produção de açúcar e álcool; gerenciamento da produção; co-geração de energia elétrica.


O Setor de açucar e alcool no Brasil é composto de 300 usinas e destilarias, sendo que quase a metade delas está localizada em são paulo, Estado que é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar. No mercado mundial, o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar, com 27,3% do total produzido, seguindo-se a Índia, com 23,7%, e a China, com 6,2%. Desde a década de 1990, o Brasil figura entre os dez maiores produtores de açúcar do mundo, atingindo, na safra 2002/2003, a primeira colocação, com 22.380 mil toneladas.

O Avanço tecnológico e a contínua busca pro aprimoramento da produção em busca de produtividade vem trazendo retornos consideráveis para a indústria do açúcar no Brasil.