quarta-feira, 28 de maio de 2008

40-Condições Econômicas que justificam os contratos

40-Condições Econômicas que justificam os contratos
.
Diversas commodities e ativos financeiros servem como base para contratos futuros. Eles costumam ser classificados em 5 grandes grupos – Financeiros, metais, agropecuários, energéticos, produtos industrializados.
Não existem formulas precisas para indicar quais commodities ou ativos financeiros podem ou não ter contratos futuros negociados. O grande problema está em como conseguir interessados em negociá-los, com a frequência e volume que lhes deêm um mínimo de liquidez.
Estima-se, com base na experiência de bolsas do mundo inteiro, que cada dez novos contratos lançados, apenas um têm êxito.
Porém a experiência aponta para alguns pré-requisitos:
àMercado Físico: Deve haver um grande mercado físico. Quanto maior for o contrato comercial, maior a probabilidade do contrato futuro dar certo.
àAtomização: Mercado comercial deve ser competitivo. Para que o mercado seja competitivo e com livre formação de preços.
àHomogeneidade: Produto deve ser passível de padronização.
àMercado Livre: O mercado não deve sofrer excessiva intervenção governamental, principalmente controle de preços e comercialização de produtos.
àPerecebilidade: Não pode ser muito perecível, pois será difícil estabelecer regras de datas de vencimento.
àRegras Estáveis: Regras no mercado a vista devem ser estáveis.
àVolatilidade: Deve ser volátil para causar desconforto e apreensão aos partiicpantes do mercado, e induzí-los a administrar o risco de variação de preços.
àInformação: Disponibilidade alta