quarta-feira, 28 de maio de 2008

38-Os Hedgers e os Especuladores

38-Os Hedgers e os Especuladores

Um dos participantes dos mercados de derivativos é o chamado hedger. Ao negociar contratos nestes mercados, objetiva administrar sua incerteza sobre o comportamento dos preços. É como se ele “escolhesse” o preço ao qual vai realizar suas transações em um momento futuro. Isto se assemelha a um seguro que permite transferir o risco para a seguradora.
Estes agentes assumem posição no mercado futuro, de modo a buscar proteção contra as flutuações de preços do ativo em questão.
Essa definição, no entanto, reduz o papel do hedging ao de uma grande seguradora de riscos.
Essa definição, é fácil de ser entedida, mas não leva em conta que os produtores estejam interessados em maximizar seus lucros.
Proteção: Um trader comprou café de um produtor rural. O seu risco é de queda da saca da commodity. Ao estar “comprado” no mercado físico, faz “hedging” vendendo contrato de café futuro na bolsa, em igual quantidade.
O banco que fez funding ( captou $) vendendo dólares para emprestá-los a seus clientes por 30 dias, está vendido em dólares e corre o risco de valorização cambial, para cobrir-se, faz hedging comprando futuro de dólar, pelo mesmo valor da captação.

Mas para quem os hedgers transferem o risco de preço?
A transferência pode ocorrer para outro hedger ou para outro agente participante desses mercados. Os Especuladores.A maior motivação dos especuladores e a oportunidade de alavancagem. Em todos os casos, é o especulador quem aumenta a liquidez dos mercados.