terça-feira, 27 de maio de 2008

32- Conceitos Básicos de Derivativos

32- Conceitos Básicos

32.1)Derivativos: é o nome dado a família de mercados em que operações com liquidação futura são implementadas, tornando possível a gestão do risco de preço de diversos ativos.
Quatro modalidades de contrato são negociadas nesses mercados:

à Mercados a Termo
àMercados Futuros
àMercados de Opções
àMercados de Swaps

Os mercados Futuros e a termo são os dois dos instrumentos mais eficazes para eliminar o risco de variação de preços dos bens.
O risco de variação de preço existe tanto para um interessado comprador de tal commodity, quanto para um vendedor.

Um produtor, ao optar em produzir açúcar por exemplo, ele resolve produzir quando o valor esperado do lucro futuro é maior que o valor esperado do custo. Inclue-se no Valor esperado do Custo, os Custos Fixos se houver necessidade de fazer algum investimento em máquinas e ativos imobilizados, mas principalmente inclue-se os custos variáveis, como o custo para o nó de cana-de-açúcar para o plantio, o aluguel da terra, o salário dos trabalhadores, a manutenção das máquinas, os produtos necessários para a produção, as máquinas para extração do açúcar cru da cana-de-açúcar, toda a logística envolvida, a energia gasta etc.
O produtor decidirá, racionalmente, produzir açúcar se e somente se, o lucro econômico esperado ao vender a safra, ser maior do que o retorno que algum fundo garantisse se ele tivesse aplicado neste outro mercado.
Para isso, o produtor dependerá do preço do açúcar que ele venderá- Risco de Mercado. Se o preço do açúcar que ele conseguir vender multiplicado pela quantidade produzida for maior que os ganhos econômicos de não produzir, ele será bem sucedido, isso, já erradicando os outros riscos que o produtor estará sucetível, como o Risco Operacional – Risco de não ter uma colheita bem sucedida, em razão da má preparação da terra, erros com inseticidas e adubos incorretos. Risco que pode ser minimizado com um bom gerenciamento da atividade produtiva. O Risco Climático – “relaciona-se ao risco de haver intempéries climáticas, tais como cheias, secas, pragas e outras, que podem por vezes, ser reduzidas por meio de técnicas de irrigação, drenagem, uso de pesticidas”(Mercados de Derivativos e Análise de Risco- Marins, André p.49), etc.
O risco de mercado refere-se ao risco de flutuação do preço do açúcar no mercado. Se na hora da venda, o Preço do açúcar estiver acima do preço mínimo para que o Lucro econômico do negócio seja positivo, o Agricultor se beneficiará da alta do preço, contudo se no momento da venda do açúcar o preço estiver abaixo do preço mínimo para o Lucro econômico seja positivo, o Agricultor sairá prejudicado.
Se o agricultor estiver disposto a abrir mão da possibilidade de ganhar correndo esse risco de mercado, ele deverá operar no mercado a termo ou no mercado futuro, fixando o preço futuro do seu açúcar num determinado momento em que este lhe dê um lucro normal positivo.


As negociações com derivativos podem ocorrer em dois mercados:

32.2) Mercado de Balcão e Mercado de Bolsa
O Mercado de Balcão é, em boa parte dos casos, espontaneo e informal. Surge, geralmente, entre grandes instituições, sem local fixo de encontro, com baixa transparência na divulgação de preços e não segue regras específicas.
É basicamente, um mercado em que as partes negociam diretamente entre si. Assim sendo, os derivativos negociados em mercado de balcão são feitos “sob medida”, existindo grande flexibilidade na negociação dos itens do contrato, tais como a qualidade e a quaintidade do ativo, as garantias do negócio, a forma de liquidação etc.
Exemplos de derivativos do mercado de Balcão:

Contrato a termo: São acordos de compra e venda de um ativo, a um certo preço estabelecido entre as partes, para liquidação em uma data futura específica. Estes contratos são instransferíveis e sua negociação pode ocorrer tanto em mercado de balcão como em bolsa.

Uma das partes assume uma posição comprada (Long Position) e concorda em comprar um ativo subjacente numa data futura especificada por um preço especificado. A outra parte assume uma posição vendida ( Short Position) e concorda em vender o ativo na mesma data e preço.

Payoff dos contratos a termo geralmente de uma posição Long de um ativo se dá por Ps – Pe , onde Ps= Preço do mercado Spot e Pe = Preço da entrega. Isso se dá porque o comprador é obrigado a comprar o ativo pelo preço Pe quando valor real é Ps.
Similarmente o Payoff dos contratos a termo de uma posição Short é dado por Pe – Ps.
É importante distinguir a diferença the preço à termo e o preço de entrega( delivery price)


Swaps: São acordos privados entre duas empresas ou instituições financeiras para a troca futura de fluxos de caixa, respeitada uma fórmula pré-estabelecida. Consistem em um tipo de contrato a termo. Os Swaps podem ser registrados em bolsa para facilitar o uso das garantias quanto ao cumprimento dos itens acordados.

Opções Flexíveis: São acordos privados entre duas aprtes nos quais os termos do contrato são negociados. Com um pagamento inicial, uma das partes tem o direito de comprar ou vender o ativo em certa data a um preço pré-estabelecida, a outra parte da operação recebe esse pagamento como remuneração por sua exposição ao risco.

No Mercado de Bolsa, as bolsas oferecem locais e sistemas apropriados para negociação, registro, compensação e liquidação das operações de compra e venda de contratos e para a divulgação das transações ali realizadas. Além disso, estabelecem mecanismos e normas para o acompanhamento e a regulação dos mercados garantindo a autenticidade das operações e sua boa liquidação. Os contratos ali negociados são padronizados tais como os contratos futuros e de opções.

Contratos Futuros: São acordos de compra e venda de um ativo para uma data futura a um preço estabelecido entre as partes quando da negociação. Esses contratos são padronizadas em relação à quantidade e qualidade do ativo, formas de liquidação, garantias, prazos de entrega, dentre outros e têm negociação apenas em bolsa, sendo possível a liquidação do contrato antes do prazo de vencimento.
Estes Contratos geralmente são negociados em bolsas.Para fazer essa negociação ser possível, a Bolsa especifica os padrões a serem obedecidos por cada contrato. As bolsas também criam um mecanismo que dá a ambas as partes do negócio um mecanismo de proteção de que o contrato será honrado.




Contratos de Opções: São acordos nos quais uma parte adquire o direito de comprar ( ou vender)um ativo a um preço pré-estabelecido até certa data e a contraparte se obriga a vender ( ou comprar ) esse ativo, em troca de um único pagamento inicial. As opções podem ser negociadas em mercado de balcão, caso das opções flexíveis.



32.3) Mercados “ Over the Counter” ( OTC )
O Mercado over the counter é uma alternative importante as bolsas. Medidos em termos de volume total de negócios físicos, tal mercado se tornou muito maior do que o mercado de bolsa. Os negócios geralmente são feitos entre duas instituições financeiras ou uma instituição financeira e um cliente corporate. O que significa que eles geralmente estão preparados para cotar um preço de oferta e um preço de demanda. Uma certa vantagem para o mercado de negócios em bolsa é que os termos do contrato não precisam ser exatamente como os padrões da bolsa. Mas há o risco de crédito, que no mercado de bolsa, virtualmente, é considerado nulo.